Dicas para um almoço e jantar mais adequado

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Hoje em dia todo mundo sabe a importância de seguir uma alimentação saudável. Afinal, ela faz toda a diferença na nossa saúde e ainda ajuda a manter o peso ideal. Portanto, quem se preocupa com a saúde não pode esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos, principalmente nas refeições principais como o almoço e jantar. Isso porque depois do café da manhã, essas refeições são as mais importantes já que devem fornecer uma série de nutrientes para o organismo.

jantar mais adequado

Mas como saber que o meu almoço e jantar estão adequados? Não existe um segredo na hora de criar um prato, mas é importante saber combinar bem os alimentos para consumir todos nutrientes necessários e também para manter o peso ideal ou até mesmo para emagrecer. Muitas pessoas acabam comendo demais ou comendo de menos e isso não á nada bom, pois o ideal é ter equilíbrio.

Se você fica com dúvida na hora de criar suas principais refeições, veja a seguir algumas dicas para um almoço e jantar mais adequado. Confira!

Dicas para um almoço adequado

Se você está acostumado a comer alimentos muito calóricos ou até mesmo a comer muito pouco, saiba que é preciso fazer uma reeducação alimentar. Para fornecer energia para você encarar as tarefas do dia a dia, o seu almoço deve ter algum alimento rico em carboidrato, que pode ser o macarrão, arroz, batata ou até mesmo alguns tipos de massas. Mas o ideal é dar preferência pelas versões integrais e pela batata doce.

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Para acompanhar o carboidrato, também é muito importante consumir algum tipo de grão como o feijão e grão de bico. Eles são ricos em cálcio, proteínas, ferro, fibras e vitaminas. Eles combinam perfeitamente com o arroz. Para completar esse prato não podemos esquecer da proteína que está presente nas carnes brancas e vermelhas e no ovo. Uma porção média de um filé de frango, de carne ou omelete, já é o suficiente para deixar o seu almoço saudável.

salada adequada

Para completar esse almoço, não podemos esquecer das verduras e legumes. O ideal é consumir 3 ou 4 tipos diferentes de verduras e legumes. Por exemplo, nessa refeição você pode consumir 3 rodelas de tomate, 3 folhas de alface, 1 colher de servir de couve cozida e 3 rodelas de pepino. Para temperar a salada, a melhor opção é apostar no azeite de oliva extra virgem, porém apenas uma colher de sopa já é o suficiente.

Veja também: Como emagrecer com saúde

Dicas para um jantar adequado 

Na hora do jantar você pode consumir praticamente as mesmas coisas do almoço. Uma dica para quem gosta de praticidade e não tem tempo para ficar criando vários pratos, é trocar apenas a mistura, ou seja, se comeu frango no almoço, coma um omelete ou carne vermelha no jantar. Além disso, o ideal é reduzir a quantidade de alimentos ingeridos nesse horário, pois você não irá precisar mais de tanta energia. Para deseja manter o peso ou emagrecer, uma boa dica é tirar o carboidrato dessa refeição.

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Essas são apenas algumas dicas para um almoço e jantar mais adequado. Para tirar todas as suas dúvidas sobre alimentação, procure um nutricionista.

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